O Dia de Finados em Tapira já tem programação definida pela Igreja Católica. Segundo o Pe. Sérgio Márcio de Oliveira serão celebradas três missas no dia 02 de novembro, todas elas no Cemitério Bom Pastor.
A primeira delas deve acontecer às 7h, a segunda às 9h, enquanto a terceira está marcada para as 18h.
Os fiéis que normalmente visitam o cemitério para rezar pelas almas de seus entes queridos já falecidos encontrarão maior facilidade para fazê-lo. O fato é que a equipe do Setor de Limpeza da Prefeitura Municipal de Tapira, liderada pelo Sr. "Zeti", construiu uma rampa e corrimões para o acesso ao local (foto), o que ajudará e muito as pessoas com necessidades especiais ou com dificuldade de locomoção.
História:
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.
No século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos.
A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.