Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 14/05/2018
Tapira prestes a receber grande investimento ambiental
Untitled Document

Os senhores Devanir Garcia dos Santos - Coordenador de Implementação de Projetos Indutores - e Flávio Carvalho - Especialista de Recursos Hídricos -, ambos representantes da ANA - Agência Nacional de Águas - realizaram uma visita técnica ao município de Tapira na quarta-feira (09) com o intuito de adequar detalhes acerca do Projeto Produtor de Águas selecionado pela agência para ser desenvolvido na municipalidade.

Marcaram presença na reunião, realizada no Gabinete da Prefeitura Municipal de Tapira, a Sra. Prefeita Liliane Venâncio, o Secretário de Planejamento Juan Galhardo Pereira, Gustavo Siqueira Barcelos - Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pauloez Henrique de Souza - Consultor de Convênios, Carlos Vagner de Oliveira - Superintendente de Meio Ambiente, Alonso José Resende Júnior - Encarregado de Agropecuária, Leandro Morais - Controlador Interno, Luiz Humberto - Secretário Executivo do CBH Araguari, Gustavo Laterza - Gerente EMATER, Reginaldo Souza - Extensionista EMATER, Eli Pereira e Elisângela Silva - representantes da ARTAP, Lázaro Carvalho - Presidente do CMDRS, Eurípedes Sebastião Rosa - Presidente do SIRUT, Ronaldo Simões - produtor rural e, Yuri Oliveira - estudante.

Durante a reunião o debate se concentrou em ajustar o projeto Mananciais Tapirenses aprovado pela ANA para ser executado em Tapira como parte do Projeto Produtor de Águas e que visa aumentar a produção de recursos hídricos no município.

O projeto apresentado quando do edital, ainda em 2017, contemplava uma ação pulverizada em todas as regiões do município, o que segundo os representantes da ANA seria de execução mais difícil e, também, de dificultaria o dimensionamento dos resultados e a sua visibilidade. Este escopo de projeto foi então alterado e ficou selecionada a sub-bacia do Córrego da Capivara como área de atuação desta primeira fase do projeto.

"A concentração dos nossos esforços em recuperar a sub-bacia do Córrego da Capivara vai facilitar a execução do projeto pela proximidade da cidade e ainda vai nos garantir uma segunda alternativa de abastecimento urbano uma vez que a nascente que abastece a cidade não conseguirá suportar o crescimento da população por mais de 10 anos, como o próprio Plano Municipal de Saneamento Básico já aponta" - destacou Carlos Vagner de Oliveira, Superintendente de Meio Ambiente.

O Sr. Flávio Carvalho - Especialista em Recursos Hídricos da Ana - sintetizou as alterações consensadas pelos presentes e definiu a nova estratégia de trabalho.

"A diminuição da área de atuação apenas para a sub-bacia do Córrego da Capivara é um ponto chave para o sucesso do projeto por facilitar a sua execução e mensuração de resultados. Além disto, ficou definido que o foco nesse primeiro momento não inclui melhorias sanitárias no plano de trabalho - uma vez que a Prefeitura já está pleiteando outro recurso para o mesmo fim, os valores destinados para o cercamento das nascentes serão reduzidos, a execução de barraginhas será aumentada e a Prefeitura assumiu ter capacidade para realizar o pagamento por serviços ambientais. A EMATER também será peça fundamental com a sua assistência técnica e acompanhamento" - sintetizou Flávio Carvalho.

Já o Sr. Devanir Garcia dos Santos - Coordenador de Implementação de Projetos Indutores (responsável pelo Projeto Produtor de Águas da ANA) - enfatizou que Tapira demonstrou possuir uma equipe de grande qualidade técnica, parabenizou pela ótima colocação no edital que ofereceu os recursos e demonstrou muita expectativa não só pela implementação quanto pelo crescimento do projeto.

"Fico muito feliz com a qualidade do debate aqui em Tapira. Conseguimos discutir temas de alta complexidade com pessoas capacitadas e isso fez com que conseguíssemos ajustar o projeto de forma muito consistente. Prova deste preparo dos tapirenses é que a proposta do município foi considerada a 16ª melhor dentre 240 que concorreram. Outro detalhe importante é que Tapira receberá o aporte de R$ 1 milhão apenas nesta primeira fase do projeto - como base de comparação, Extrema - que é um case de sucesso - recebeu R$ 600 mil em 16 anos de projeto. Por tudo o que vi aqui hoje tenho certeza que o projeto Mananciais Tapirenses tem tudo para conseguir ainda mais parceiros, se expandir e dar um grande exemplo para toda a região" - enfatizou Devanir Santos.

A Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio demonstrou toda a sua satisfação pela aprovação do projeto, parabenizou a equipe da Prefeitura envolvida e garantiu que o meio ambiente é prioridade em seu governo.

"Fico muito feliz em sermos contemplados em um projeto de tão grande relevância. O Produtor de Águas, que nós batizamos aqui como Mananciais Tapirenses, tem sido alvo de muito trabalho por parte de nossa equipe técnica, composta pelo pessoal das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento. Parabenizo a todos os envolvidos pela competência e comprometimento. A expectativa que vocês da ANA depositam no projeto também é compartilhada por nós. Quando mobilizadora do SENAR em Tapira promovemos alguns cursos de recuperação de nascentes e percebi o quanto é importante este tipo de ação. A causa ambienta é prioridade em nosso governo. Tenho certeza que deixaremos um importante legado ambiental para nossas futuras gerações" - palavras da Prefeita Liliane Venâncio.

Os próximos passos são a readequação do projeto, o cadastro no SICONV e o posterior empenhamento do recurso e liberação dos mesmos através da Caixa Econômica Federal. Assim que estas etapas forem vencidas as intervenções de melhoria começam a ser executadas e, na sequência, os produtores selecionados através de chamada pública já começam a receber pela prestação de serviços ambientais.

Untitled Document
Mais notícias sobre Meio Ambiente
Untitled Document