Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 19/12/2017
Tapirense é aprovado em curso de doutorado
Untitled Document

O médico veterinário tapirense Luiz Flávio Nepomuceno do Nascimento, foi aprovado na seleção de alunos para o curso de Doutorado em Ciência Animal da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) - Lages.

Luiz Flávio, que é filho de Albertino do Nascimento e Celina Aparecida Nepomuceno do Nascimento, já é Mestre em Sanidade e Produção Animal pela Universidade de Uberaba, onde defendeu a tese "Caracterização das Alterações Bioquímicas Séricas de Bovinos Experimentalmente Infectados por Trypanosoma vivax", protozoário responsável pela tripanosomíase principalmente em bovinos.

Na mesma linha de raciocínio, a tese de doutorado será "Estudo proteômico do Trypanosoma vivax causador da tripanossomíase bovina".

"Os prejuízos causados por Trypanosoma vivax chegam aproximadamente de 1,2 bilhões dólares por ano. O Trypanosoma vivax é responsável pela tripanosomíase, principalmente, em bovinos e outros ruminantes podendo afetar a saúde animal e produtividade levando à diminuição da produção, retardo no crescimento, aborto, infertilidade e mortalidade de animais adultos. Atualmente não existem trabalhos publicados que mostrem o perfil proteômico do parasita. Nesse contexto, o estudo objetiva identificar as proteínas do T. vivax para aplicação em testes de diagnósticos da doença a campo" - explicou Luiz Flávio.

Luiz Flávio pretende seguir carreira acadêmica (professor universitário) com enfoque em doenças parasitárias dos animais domésticos e seguir na busca pelo desenvolvimento de pesquisas para sanar os problemas causados pela Tripanossomíase Bovina no país.

Para finalizar, o médico veterinário destacou a importância da formação básica recebida em Tapira e do apoio oferecido pela UNIUBE na sua construção acadêmica.

"A Educação básica que recebi em Tapira me motivou e preparou o suficiente para chegar até aqui. Só tenho que agradecer pelos ensinamentos desde a pré-escola ao ensino médio, todos os esforços da equipe foram de suma importância para esta conquista. Aproveitando a oportunidade, agradeço aos professores da Universidade de Uberaba (UNIUBE) por sempre me apoiarem e depositarem em mim tamanha confiança. A todos o meu muito obrigado!" - finalizou.

Untitled Document
Mais notícias sobre Educação
Untitled Document