Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 28/09/2017
EMATER apresenta Tanque de Evapotranspiração
Untitled Document

Os sistemas convencionais de tratamento de esgotos provocam impactos ambientais ao meio ambiente e à saúde das populações, pelo lançamento de esgotos parcialmente tratados em corpos de água. A segregação das águas negras (provenientes do vaso sanitário) das chamadas cinza (não contaminadas com fezes) permite o tratamento simplificado e descentralizado dos diferentes tipos de efluentes domésticos, possibilitando o reuso de água e nutrientes contidos no esgoto.

O tanque de evapotranspiração (TEvap) é uma tecnologia proposta para tratamento e reuso domiciliar de água negra e consiste em um sistema plantado, onde ocorre decomposição anaeróbica da matéria orgânica, mineralização e absorção dos nutrientes e da água pelas raízes. Os nutrientes deixam o sistema incorporando-se à biomassa das plantas e a água é eliminada por evapotranspiração.

O Círculo de bananeira é uma tecnologia de baixo custo utilizada no tratamento de águas cinzas (provenientes de pias, tanques e chuveiros). Para sua construção, deve-se abrir uma vala de 1,4m de diâmetro e 0,60m de profundidade, que será preenchida com troncos de madeira pequenos, galhos médios e finos e palhas (capins, folhas, etc.), devendo formar um monte acima da borda da vala, de modo que a superfície fique abalada.

"Com a necessidade das Propriedades Rurais de estar se adequando ambientalmente, falando com relação à fossa séptica, esta é uma alternativa de baixo custo de implantação que está aprovada pela SUPRAM de Uberlândia-MG. É um sistema de saneamento ecológico, de permacultura, paisagismo e segregação de esgoto. Os interessado podem procurar o Escritório Local da Emater-MG para mais informações" - explicou Marcio Rodrigues de Souza, extensionista da EMATER em Tapira.

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document