Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 03/08/2017
Eventos culturais valorizaram a EXPOTAP 2017
Untitled Document

O último final de semana marcou a realização de três importantes eventos, criando uma nova agenda para a EXPOTAP. Se durante as noites os tradicionais shows já eram de praxe, a programação diurna da EXPOTAP 2017 deixou uma marca bastante positiva.

O sábado (29) começou com a realização do I Encontro de Muladeiros de Tapira, evento que contou com a presença de cerca de 20 comitivas de mais de uma dezena de cidades da região e até mesmo do Estado de São Paulo.

No mesmo dia foi realizada a Queima do Alho, evento tradicional do Sudeste Brasileiro, que surgiu quando os peões de boiadeiros iam montados em seus cavalos com sua comitiva para Barretos. Nessas oportunidades sempre havia a pergunta de quem iria queimar o alho, e aquele que se dispunha durante a cavalgada, já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal. Para que, quando chegasse próximo a refeição do almoço ou jantar já estivesse tudo preparado, tornando uma tradição culinária típica, da qual ainda é feita em um fogão improvisado no chão. Hoje na cidade de Barretos, acontece todos os anos o concurso da Queima do Alho, onde os Juízes escolhem a melhor comitiva, com sua melhor apresentação de prato típico.

No caso de Tapira a Queima do Alho contou com a presença de quase uma dezena de comitivas, mas não teve competição por ser a primeira edição. No entanto, a tendência é que nos próximos anos exista a disputa e engrandeça ainda mais a festa.

No domingo (30) foi a vez do Costela & Viola, evento que, como o próprio nome já diz reuniu duas paixões do tapirense: um bom churrasco e uma boa música caipira ao som do tradicional instrumento.

Tanto no sábado quanto no domingo o Parque de Exposições Valtuir Gomes de Moura esteve totalmente tomado pela população tapirense e pelos visitantes que marcavam presença para prestigiar a 18ª edição da EXPOTAP.

"Percebemos que a realização destes três eventos significou o resgate e a valorização de manifestações culturais que fazem parte do nosso cotidiano e por isso, assim como foi na Semana do Produtor Rural, o saldo foi extremamente positivo" - destacou Gustavo Siqueira Barcelos - Secretário de Agricultura e Meio-Ambiente.

Já a Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio deu ênfase à intensa participação e valorização da população local.

"Fiquei muito feliz ao perceber a presença maciça do tapirense nos eventos realizados durante o dia no Parque de Exposições. A família tapirense compareceu em peso, se confraternizou e teve a oportunidade de gozar de momentos de intensa alegria. No meu entendimento a programação diurna da EXPOTAP é algo que veio para ficar" - enfatizou a Prefeita Liliane.

Untitled Document
Mais notícias sobre Cultura
Untitled Document