Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 14/06/2017
Prefeitura lança o Projeto RURAL TAP
Untitled Document

A Prefeitura Municipal de Tapira, através da Secretaria de Agricultura e Meio-Ambiente, realizou na noite da terça-feira (13) o lançamento do RURAL TAP - projeto de fomento agropecuário que pretende implantar no município.

Marcaram presença na cerimônia cerca de 450 pessoas oriundas da zona rural, além de autoridades como a Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio - acompanhada de seu esposo, o ex-prefeito Jeremias Raimundo Venâncio -, o vice-prefeito Francisco Rosa Neto, os vereadores Cairo Luiz de Carvalho Assunção, Elizeu Daniel Lourenço e Jamil Lázaro Borges e o Presidente do SIRUT: Sr. Eurípedes Sebastião Rosa.

Gustavo Siqueira Barcelos, Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente, apresentou o projeto de forma sucinta, através de slides que explicavam como vai funcionar o RURAL TAP e seus objetivos.

"O RURAL TAP vai trabalhar embasado em cinco ações: melhoramento genético, distribuição de adubo, auxílio na aquisição de calcário, cursos e treinamentos de capacitação e auxílio na construção de fossas sépticas" - explicou Gustavo.

Na prática, o RURAL TAP vai diferir do PRÓ-LEITE nos seguintes aspectos:

Além destas diferenças o projeto ainda vai contemplar, imediatamente antes da EXPOTAP, a "Semana RURAL TAP" com palestras, feira de touros, o retorno do torneio leiteiro e da exposição de animais, eventos beneficentes e exames de prevenção ao câncer.

Para completar a Secretaria de Agricultura e Meio-Ambiente vai auxiliar os produtores rurais com a elaboração de projetos, memorial de cálculo e assistência técnica na construção de fossas sépticas, assunto que foi esclarecido pelo servidor Carlos Vagner de Oliveira.

"A Prefeitura quer ser parceira dos produtores rurais na construção das fossas sépticas. É importante explicar que quem multa o produtor não é a Prefeitura, muito pelo contrário, o papel da Prefeitura é ajudar o produtor e nós estamos prontos para auxiliar na elaboração de projetos, memorial de cálculo e para dar assistência técnica no assunto" - esclareceu Carlos Vagner.

O vice-prefeito Francisco Rosa Neto destacou a importância do projeto, principalmente lembrando que os recursos minerais do município de Tapira são finitos.

"Temos que dar todo o apoio possível ao produtor rural. O Gustavo explicou há pouco que 75% da arrecadação municipal vem da mineração e que os outros 25% vem da agropecuária. Quando a mineração acabar os seus recursos também deixaram de alimentar os cofres do município e vai nos sobrar a agropecuária. Este é um motivo muito especial para investirmos no RURAL TAP e aumentarmos a participação do setor agropecuário na economia local" - destacou o vice-prefeito.

Para finalizar, a Prefeita Liliane Machado Costa Venâncio também demonstrou, através de informações, conhecimento sobre a importância do homem do campo no contexto da economia de Tapira.

"Boa parte da nossa população vive ou depende do meio rural. Isso é facilmente comprovado quando levantamos os números do agronegócio local e descobrimos que ele movimenta R$ 125 milhões todos os anos. Estes dados nos dão legitimidade para investir no homem do campo, que há muitos anos vem gerando riqueza dentro do município. Nossa administração vai investir e muito para que essa classe tão batalhadora seja mais valorizada" - finalizou a prefeita.

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document