Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 25/05/2017
Audiência da Vale debate alteamento da Barragem BL-1
Untitled Document

A Vale Fertilizantes realizou na noite de ontem (25) uma Audiência Pública para falar sobre o projeto e ouvir as comunidades em relação à obtenção de Licença de Operação Corretiva (LOC) para a sua Barragem BL-1 do Complexo de Mineração de Tapira (MG).

O evento realizado no Coração Sertanejo reuniu uma grande quantidade de pessoas, dentre eles população, entidades da sociedade civil e do Ministério Público.

O gerente-executivo de projetos da Vale Fertilizantes, Camilo Silva, abriu o evento apresentando a Vale Fertilizantes, explicando sobre a importância do fosfato na agricultura. Ele ainda enfatizou que Tapira tem jazida para mais 40 anos e que a empresa tem muita responsabilidade.

"A empresa Vale Fertilizantes tem muita responsabilidade na condução de seus empreendimentos. Enquanto muito se fala tanto no risco das barragens, gostaria de enfatizar que temos muita responsabilidade com tudo o que fazemos. Passamos por auditorias internas e externas - inclusive internacionais - que garantem a total segurança da barragem BL-1" - explicou Camilo Silva.

Na sequência, o Engenheiro de Minas Ruy Proença - empresa MultiGeo - apresentou o Estudo de Impacto Ambiental para Reconformação do Talude da Barragem de Lamas (BL-1).

Ruy explicou um pouco da história da referida barragem, desde o início da sua construção, passando pelas intervenções que ela sofreu nos últimos anos, até o projeto de alteamento até a cota 1.225 metros.

"A reconformação da barragem até a cota 1.217,50 metros vai garantir a sua vida útil apenas até o final de 2017. Para que o empreendimento da mineração continue é necessário que procedamos ao alteamento da BL-1 até 1.225 metros, o que elevará a vida útil da mesma até o final de 2023" - explicou Ruy.

Também tomaram a palavra, representantes do Fórum Nacional da Soc. Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas e da AFES - Ação Franciscana De Ecologia E Solidariedade, os quais levantaram pontos importantes a serem debatidos sobre o empreendimento.

Por fim, membros da sociedade civil apresentaram diversas perguntas sobre a barragem, sobre questões ambientais e água, e solicitaram medidas compensatórias, como a construção de uma estação de tratamento de esgoto para a cidade.

Untitled Document
Mais notícias sobre Mineração
Untitled Document