Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 04/01/2017
Café produzido em Tapira recebe certificação de qualidade
Untitled Document

O produtor rural Luiz Carlos Lira, co-proprietário da Chácara Antas com sua esposa Célia Aparecida de Fátima Donizete, localizada a cerca de 2 km da cidade de Tapira - sentido BCN - conseguiu aprovação no Certifica Minas Café.

O principal objetivo do programa é a implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras do Estado, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional.

Para merecer a certificação o Sr. Luiz teve que passar a utilizar defensivos agrícolas somente em conformidade com a legislação para a cultura, dar destinação correta para as suas embalagens, estar focado em uma produção com sustentabilidade e atender às exigências do mercado internacional.

"A vantagem da certificação para o produtor é que o seu produto terá um maior valor agregado, pois o mercado paga melhor pelo café certificado, melhorando assim a sua renda" " - explicou o Sr. Márcio Rodrigues de Souza, extensionista da EMATER-MG no município.

A variedade produzida na Fazenda Antas - que possui uma altitude de 1240 metros - é o Catuaí 144 Arábica e a produção é de cerca de 40 a 45 sacas por hectare, enquanto a média nacional é de 35 sacas. A produção normalmente é armazenada em uma cooperativa de Araxá e comercializada em bloco com outros produtores.

"O Sr. Luiz é um produtor dedicado, que procura desenvolver da melhor maneira possível a sua atividade agrícola, sempre de acordo com as exigências, por isso ele merece a certificação. Como funcionário da EMATER-MG fico feliz com a certificação, pois representa o equilíbrio sustentável da propriedade dele" - destacou Márcio Rodrigues de Souza.

"A cultura do café é uma das paixões da minha vida. Tenho muito orgulho de fazer tudo dentro das normas, respeitando o meio-ambiente e as normas de qualidade" - palavras do Sr. Luiz.

O café produzido na Fazenda Antas participou de uma mostra com produtores internacionais e bebeu para 87 pontos, que é um padrão aceito pelo mercado internacional de café, prova de que a sua qualidade é inquestionável.

O município de Tapira tem mais duas outras fazendas produtoras de café certificadas: a Fazenda Panorama (César de Camargo Galli) e a Fazenda São Francisco (Tomás Eliodoro da Costa).

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document