Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 06/06/2016
Inverno de 2016 pode ser o mais frio dos últimos anos
Untitled Document

A cidade de Tapira é conhecida regionalmente como um lugar de clima bastante ameno, propenso a ocorrência de geadas. Se no último ano esta característica não se comprovou por causa de um forte El Niño, neste ano as previsões climatológicas apontam para uma estação bastante fria.

Leia abaixo a reportagem do Estado de Minas que trata do assunto, prevendo o inverno mais rigoroso dos últimos anos:

As chuvas registradas no estado na última semana foram um prenúncio do inverno que pode ser o mais rigoroso dos últimos quatro anos em Minas Gerais, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto ClimaTempo. Nesta semana, a temperatura mínima no Sul de Minas pode ficar abaixo de zero.

O que vai trazer o frio de vez para Minas Gerais é o enfraquecimento do El Niño. O fenômeno, que provocou altas temperaturas na primavera e no verão, começou a perder força em maio, facilitando a passagem de frentes frias pelo litoral.

"Consequentemente, teremos pancadas de chuva em julho, agosto, até começo de setembro, com quedas de temperatura. Podemos ter dias até com a máxima não passando dos 20 graus, dando uma sensação de frio. A mínima deve chegar a 9 graus em BH", explica Ruibran. "Esse inverno pode ser o mais frio dos últimos quatro anos em Minas. Com o enfraquecimento do El Niño, há uma probabilidade muito grande de já estarmos sobre a atuação de um La Niña, que causa frio", diz.

Conforme o meteorologista, neste momento a chuva e a queda de temperatura são resultado de uma frente fria agindo sobre o estado. Nesta segunda-feira, está prevista a chegada de uma massa de ar frio, derrubando os termômetros. O inverno começa às 19h34 do dia 20, mas o frio já está se acentuando.

Ainda segundo Ruibran, o La Niña deve afetar o clima ao longo do ano, evitando que o estado registre recordes de calor, como em 2015. "No ano passado, tivemos em BH, em outubro, a temperatura de 37,7 graus, a mais alta observada desde 1912, quando começaram a colher esses dados. Mas uma forte onda de calor neste ano não deve acontecer com tal intensidade por conta do La Niña", comenta o meteorologista, lembrando que as temperaturas baixas podem contribuir para que o estado registre menos incêndios.

Untitled Document
Mais notícias sobre Clima
Untitled Document