Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 09/09/2015
Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível
Untitled Document

A segunda dose da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) começou a ser distribuída e estará disponível até o dia 29 de dezembro. Este ano, a vacinação teve sua abrangência ampliada e vai imunizar meninas de nove, dez e 11 anos de idade, além de mulheres de 14 a 26 anos, que são portadoras de HIV/Aids. A meta é que 80% desse público seja imunizado, o que representa, em Minas Gerais, 649.237 pessoas.

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Tânia Brant, algumas pessoas desconhecem os benefícios da vacina e acabam por construir muitos mitos sobre ela. No entanto, a vacina é extremamente segura e protege contra os principais sorotipos da doença.

"A verdade é que a vacina contra o HPV evita o câncer de colo de útero. Essa doença é a terceira causa de morte entre mulheres em Minas Gerais. A maioria entra em contato com o vírus durante as primeiras relações sexuais. Mas o câncer vai se manifestar somente mais tarde, na vida adulta. Por isso a vacina é realizada nesta faixa etária, em meninas que ainda não se iniciaram na vida sexual", explica Tânia.

Este ano apenas 51,67% das meninas tomaram a primeira dose da vacina, que começou a ser aplicada em março. A administração da terceira dose, pelo esquema estendido, se iniciará após 5 anos. Para garantir a proteção contra o câncer do colo do útero são necessárias as três doses.

"Esse esquema de vacinação estendido é fundamental para garantir uma alta eficiência da vacina. Acredita-se que a eficiência da vacina chegue próxima a 100%", diz Tânia.

Em 2014, foram vacinadas as meninas de 12 e 13 anos. A cobertura vacinal foi superior a 100% na primeira dose. Porém, na segunda dose, a adesão foi menor, apenas 71.88% das meninas compareceram aos postos.

A partir de 2016 a vacina passa a fazer parte do calendário de rotina, estará disponível em todos os postos de saúde e será destinada a meninas de 9 anos de idade.

HPV

O vírus HPV é transmitido principalmente por via sexual. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 500 mil mulheres morrem no mundo devido a esse tipo ao câncer de colo de útero.

Segundo Tânia Brant, com a vacinação acredita-se que nos próximos 20 anos a doença fique no passado da história da saúde pública brasileira, desde que se una a imunização, o exame ginecológico (Papanicolau) e o uso do preservativo.

"Os pais devem saber que a vacina é uma proteção que a menina levará para sempre e, junto com as ações de rastreamento do câncer, possibilitará prevenir essa doença nas próximas décadas, salvando a vida de milhares de mulheres", completa.

Untitled Document
Mais notícias sobre Saúde
Untitled Document