Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 07/08/2015
Fauna Tapirense: Papagaio Verdadeiro
Untitled Document

O nome cientifico do Papagaio-verdadeiro é Amazona aestiva, também pode ser chamado de Papagaio-comum, Papagaio-curau, Papagaio-de-fronte-azul, Papagaio-boiadeiro, Louro e tantos outros nomes populares.

As características marcantes desta espécie são o verde predominante em quase todo o corpo, a cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro.

A reprodução normalmente ocorre em buracos de rochas erodidas, barrancos ou cupinzeiros, quanto a sua dieta é constituída de frutos e insetos.

A distribuição geográfica do papagaio-verdadeiro abrange o interior da América do Sul, do nordeste do Brasil, leste da Bolívia, Paraguai, até o norte de Argentina, no município de Tapira pode ser visto nas áreas rurais muitas das vezes voando, momento em que pode ser identificado pela vocalização "krrrikriiikraukrau".

É uma ave muito conhecida no Brasil, pelo fato de conseguir pronunciar algumas palavras eventualmente é criado como animal de estimação, prática abominávelnos dias de hoje, considerando que agindo assim estamos causando alterações irreversíveis no ciclo de vida desta espécie, além de se configurar como crimeconforme Art. 29. da lei 9.605, que define que atitudes como "perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre", são crimes ambientais.

Diante disso é muito importante não adquirir ou capturar aves silvestres, pois estimula um negócio que causa impacto muito negativo no ambiente. Vamos procurar espaços abertos, sejam urbanos ou rurais, apreciar o contato com a natureza, observar e fotografar as aves, mas sempre em liberdade.

A sessão Fauna Tapirense é de autoria do biólogo Adilson Luiz Oliveira.

Untitled Document
Mais notícias sobre Fauna
Untitled Document