Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 19/03/2015
Exposição Salve o Pato Mergulhão está em Tapira
Untitled Document

O Instituto Terra Brasilis está realizando até o dia 26 de março, na Escola Municipal Alvina Aves de Rezende, na cidade de Tapira, a exposição Salve o Pato Mergulhão - que é uma das dez espécies de aves aquáticas mais ameaçadas de extinção em todo o planeta.

A exposição, que abrangerá todas as cidades integrantes do Circuito Turístico da Canastra, conta com diversos totens, painéis, monóculos de fotos ilustrativas de fauna e flora da região, com um apelo todo especial ao pato mergulhão, que é a razão deste empreendimento.

"O acesso dos tapirenses à esta exposição é de grande importância, pois ela apresenta o pato mergulhão - esta espécie de ave aquática tão especial e ao mesmo tempo ameaçada de extinção. É importante frisar que a ocorrência do pato mergulhão em qualquer rio ou córrego é sinal de conservação, uma vez que esta ave só sobrevive em condições de extrema qualidade da água, servindo como bioindicador" - explica Tomaz Assunção Madruga, estagiário do Instituto Terra Brasilis, que está apresentando o projeto aos alunos da escola.

A incidência do pato mergulhão abrangia três países: Brasil, Paraguai e Argentina, mas as constantes intervenções humanas no meio-ambiente e, principalmente no que tange à hidrografia, fizeram com que esta espécie ficasse restrita apenas ao Brasil - com destaque para a região da Serra da Canastra, que abriga mais de 50% da população atualmente catalogada (135 de um total de 250). "Em Tapira o instituto encontrou vestígios do Pato Mergulhão nas proximidades da Cachoeira dos Bandeirantes, no Rio Araguari - nas imediações da Ponte da Ressaca - e no Ribeirão do Inferno" - destaca Tomaz.

A exposição Salve o Pato Mergulhão continua até o dia 26 de março, estando aberta à população em geral das 13h às 17h.

Untitled Document
Mais notícias sobre Meio Ambiente
Untitled Document