Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 17/10/2014
João de barro na sessão Fauna Tapirense
Untitled Document

O nome cientifico do João-de-barro é Furnarius rufus, faz parte da família Furnariidae, cujos membros apresentam técnicas de construção de ninhos, pra lá de interessantes. Os graveteiros (gênero sinallaxis), o andarilho (Geositta poeciloptera (Wied, 1830) que cava tuneis, além do próprio João-de-barro que constrói sua própria casa de barro, fazem parte desta família.

De acordo com a descrição do site wikiaves, ele possui vários outros nomes populares, além de João-de-barro pode ser chamado de barreiro, joão-barreiro (RS), Maria-barreira (BA), forneiro, pedreiro, oleiro, hornero (ARG) e amassa-barro. A fêmea é conhecida como "joaninha-de-barro", "maria-de-barro" ou "sabiazinho" em certas regiões.

Sua morfologia, coloração predominante marrom e seu canto que lembra uma gargalhada tornam o Furnarius rufus inconfundível.

É uma espécie muito popular no Brasil, inclusive inspirando artistas desde Tonico e Tinoco, até Maria Gadú dentre outros.

O pássaro consegue alimento revirando lama e folhas, em busca de cupins, formigas, minhocas.

O ninho é construído pelo casal e tem formato de forno de barro, o qual pode ser facilmente identificado nos galhos de árvores, em postes, estruturas de prédios, cocheiras etc. A entrada possui uma estrutura semelhante a um biombo, que construída para proteger a câmara incubadora. A matéria-prima do “pedreiro da floresta” é barro úmido, esterco, capim.

Acessem http://www.wikiaves.com.br/joao-de-barro logo abaixo da foto tem uma seta, cliquem lá pra conferir som do João-de-barro.

A sessão Fauna Tapirense é de autoria do biólogo Adilson Luiz Oliveira.

Untitled Document
Mais notícias sobre Fauna
Untitled Document