Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 20/06/2014
Fazenda tapirense se destaca por genética de ponta
Untitled Document

A pecuária leiteira tem se tornado uma das mais atraentes atividades relacionadas ao agronegócio. Em 2013, o setor experimentou estabilidade nos preços pagos pelo litro de leite ao produtor, recuperando as margens defasadas dos anos anteriores. O aumento acumulado do ano foi superior a 20% em comparação com 2012 e a média Brasil apurada durante todo o ano foi superior a R$1,03 por litro de leite.

A demanda doméstica segue aquecida sustentada por um mercado consumidor que aumentou seu poder de compra e passou a consumir mais leite. Simultaneamente a alta do leite no mercado externo estimula as exportações no País, indicando mais um ano de boa rentabilidade para quem conseguir manter o balde cheio.

De acordo com dados do boletim Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, o preço bruto do leite pago ao produtor (inclui frete e impostos) teve alta de 1,92% em maio, passando para R$ 1,1046/litro na “média Brasil” (que pondera o volume captado nos estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), a média superou em 5,9% à do mês de 2013, em termos reais.

Nesse cenário de boas perspectivas para a pecuária leiteira, investir no aprimoramento da atividade e, principalmente, na melhoria genética e nutricional do rebanho é a receita para aumentar a rentabilidade das propriedades especializadas na atividade leiteira. “O leite entrou em um novo ciclo, com recomposição da margem de lucro e custos de produção mais acomodados. É um momento bastante interessante para aumentar a produção com eficiência”, pondera Milton Neto, médico veterinário especializado em genética e reprodução de gado de leite.

Genética de ponta

A Fazenda Santa Tereza, localizada em Tapira (MG), trabalha há 27 anos com inseminação artificial (IA). Nos últimos anos, fez centenas de animais através da FIV, sempre utilizando touros holandeses top, que estejam entre os cinco melhores nos rankings das centrais. Com um plantel com mais de 700 animais, faz pressão de seleção buscando características como: índices superiores para produção leite, alto teor de proteínas e sólidos, úberes, pernas e pés, respectivamente.

No ultimo sábado (14), aconteceu o Leilão Virtual Fazenda Santa Tereza, transmitido pelo canal Terraviva. Promovido pela criadora e empresária Anna Maria Borges e Cunha Campos, o leilão disponibilizou 250 animais Girolando e Gir Leiteiro de alta qualidade. O evento contou com a organização da Embral Leilões e ofereceu excelentes oportunidades para criadores de todos os tamanhos.

Fonte: Expresso MT

Untitled Document
Mais notícias sobre Agropecuária
Untitled Document