Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 30/05/2014
Águia Cinzenta na sessão Fauna Tapirense
Untitled Document

A águia-cinzenta é uma ave da família Accipitridae, é conhecida também como Águia-coroada, que deriva de seu nome científico Urubitinga coronatus que significa grande ave negra coroada, coronatus vem do latim e significa coroa ou coroada.

Essa é uma espécie considerada ameaçada, tanto no nível regional (Deliberação COPAM 147/2010) e em vários estados brasileiros onde ocorre (Lista das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção - Ministério do meio ambiente). As principais ameaças são o avanço das fronteiras da agricultura/pecuária, que causam degradação dos ambientes naturais, além de ser perseguida pelo fato de ser consideradas por muitos proprietários rurais como um grande perigo para os animais domésticos, por ser um predador em potencial.

A cor cinza e o penacho na parte superior da cabeça, em forma de coroa, são as características marcantes para identificação dessa águia de grande porte.

Sua dieta é constituída por repteis, roedores, mamíferos e aves, incluindo nesse grupo as galinhas.

Em Tapira essa magnífica ave eventualmente é observada em áreas de campo aberto, nas proximidades das serras ou sobrevoando as matas-ciliares, nas regiões da Fazenda Nova Bom Jardim (INCRA) e na região da Serra do Boqueirão, onde inclusive fazem ninho e se reproduzem. A sessão Fauna Tapirense é de autoria do biólogo Adilson Luiz Oliveira.

Untitled Document
Mais notícias sobre Fauna
Untitled Document