Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 20/03/2014
Outono terá clima mais seco
Untitled Document

Marcado pela falta de chuvas e temperaturas altas, o verão termina na tarde desta quinta-feira. Ele deu lugar ao outono às 13h57 de hoje (20), mas a previsão é de que o tempo continue seco. Inversão térmica e dias com baixa umidade relativa do ar são esperados.

"Já estamos prevendo a chegada de uma frente fria em Minas Gerais, que vai causar chuvas principalmente no sábado na Grande BH, em grande parte do estado, e queda ligeira de temperatura. A frente fria vai passar muito rápido. No início da semana que vem ela já entra em dissipação", explica o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Climatempo. "Com isso, a massa de ar quente do verão vai continuar atuando neste outono. Vamos ter um outono mais seco, com temperaturas dois ou três graus acima da média", afirma.

Ele também destaca que não há possibilidade de chuvas significativas para o Norte do estado, exceto por chuvas isoladas. Outra preocupação se refere ao abastecimento de água. "Algumas cidades de Minas poderão sofrer com isso porque o lençol freático está muito baixo, muitas nascentes podem secar".

O meteorologista alerta que a falta de chuva entre os meses de janeiro reduziu a umidade do solo, o que pode contribuir para incêndios. A baixa umidade relativa do ar também requer atenção por causa dos problemas respiratórios que pode ocasionar. Existe a possibilidade da passagem de outra frente fria pelo litoral Sudeste em abril, elevando um pouco a umidade.

A partir de maio, os dias serão ensolarados e as noites mais frias, característica típica do outono. No entanto, essas temperaturas não devem ser tão baixas. "Em 1979, no dia 2 de junho, chegou a ter 3,1 graus em BH. Temperaturas baixas assim não devem ser mais esperadas. O aquecimento global está mudando o clima. As menores temperaturas devem ficar na casa de 12 e 13 graus. A probabilidade de massas de ar polar no outono é muito baixa. Não há risco de geadas no Sul do estado", diz Ruibran dos Reis.

A ausência de nebulosidade entre abril e junho vai favorecer a ocorrência do fenômeno da inversão térmica, muito comum em áreas urbanas, quando a temperatura do ar diminui nas camadas mais elevadas e poluentes ficam confinados numa estreita faixa da atmosfera. O outono termina às 7h51 do dia 21 de junho.

Untitled Document
Mais notícias sobre Clima
Untitled Document