Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 09/01/2013
Folia de Reis: tradição e fé andando juntas
Untitled Document

A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país, como é o caso da cidade de Tapira.

A tradicional folia capitaneada pelo Sr. José Izidoro, popularmente conhecido como Zé Veneranda, mais uma vez percorreu nos dias que antecederam a 06 de janeiro - Dia de Reis, várias fazendas do município.

O grupo, que há mais de 40 anos repete o rito, talvez seja a mais antiga folia existente em Tapira e, sem sombra de dúvidas, contribui sobremaneira para que uma das mais antigas manifestações culturais brasileiras permaneça viva e presente no cotidiano das atuais gerações.

O Sr. Francisco Carvalho (Chicão), confidenciou à nossa reportagem que todo final de ano ele para com seus afazeres para seguir cantando a folia: "Há vários anos eu sempre deixo tudo que estou fazendo no final do ano e percorro o município até o dia 06 de janeiro cantando a folia de reis; tenho muita fé em Santos Reis, amo a folia e sei que estes dias em nada me fazem falta, porque Deus me dá em dobro depois".

Já na celebração dominical na Igreja Matriz de São Sebastião de Tapira, o Padre Sérgio Márcio de Oliveira, destacou a importância da data como inspiração para os cristãos católicos: "O episódio narrado na bíblia sobre a visita dos reis vindos do oriente a Jesus, seguindo a estrela, nos leva a refletir sobre os chamados de Deus em nossas vidas e sobre a importância de seguirmos a eles. Se aqueles reis não tivessem seguido aquele sinal nunca teriam chegado a Jesus e assim acontece em nossas vidas, às vezes precisamos seguir os sinais de Deus para que nos aproximemos dele e trilhemos os seus caminhos" - explicou o padre.

Untitled Document
Mais notícias sobre Cultura
Untitled Document