Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 23/11/2012
A Mineração em Tapira: Barragens
Untitled Document

No mês de outubro o www.tapirateen.com.br esteve apresentando um pouco mais sobre o Processo Industrial da empresa Vale Fertilizantes para extrair o fosfato em Tapira.

A coluna semanal, que saiu sempre nas sextas-feiras, falou sobre cada etapa utilizada para extrair o minério e enviá-lo até Uberaba, onde o mesmo é beneficiado. Na última semana falamos do concentrado e, hoje, para finalizar a série de reportagens, falaremos das barragens.

O Complexo de Mineração de Tapira possui seis barragens monitoradas pelo sistema integrado de gestão de barragens SIGBAR, que garante a operação segura das barragens com as melhores práticas de engenharia. As barragens têm a função de contenção de lamas, rejeitos, magnetita e armazenamento e captação de água. Elas são monitoradas por medidores de vazão, indicadores de nível de água, marcos superficiais e piezômetros.

O uso e monitoramento das barragens permite que aproximadamente 85% da água seja recirculada na unidade e apenas 15% do total consumido pelo Complexo seja proveniente da captação de água nova.

Capacidade Produtiva (t/ano)
Rocha Fosfática = 2.170.000

Encerramos aqui a série de reportagens sobre o Processo Industrial da Vale Fertilizantes em Tapira esperando ter esclarecido um pouco mais sobre como se dá a extração do bem que gera grande parte da riqueza do município de Tapira.

Esperamos que as valorosas informações repassadas sirvam para motivar a população a se preparar para estar ocupando vagas de trabalho na empresa. Em Araxá, atualmente, duas escolas oferecem o curso de mineração, requisito importantíssimo para conseguir uma boa vaga na Vale.

Por fim, o www.tapirateen.com.br agradece a Gerência de Comunicações da Vale Fertilizantes, que foi de uma gentileza muito grande ao ceder e autorizar a publicação dos textos desta coluna.

Untitled Document
Mais notícias sobre Mineração
Untitled Document