Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 17/05/2012
Araxá pode receber Universidade Federal
Untitled Document

Segundo o deputado Bosco (PTdoB), que apoia o projeto, a transformação do Cefet em universidade proporcionará "um avanço significativo na formação de profissionais qualificados".

O município de Araxá vislumbra uma excelente oportunidade: a de possuir uma universidade federal em suas dependências. A possível instalação da instituição na cidade faz parte do movimento do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) para sua transformação em universidade. Junto com o Cefet-RJ, a tentativa é de seguir os passos do Centro do Paraná, que, por lei federal, tornou-se uma Universidade Tecnológica. Caso o movimente se transforme em realidade, as nove unidades do estado serão beneficiadas, dentre elas, Araxá.

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, o deputado Bosco (PTdoB) registrou seu apoio ao movimento, realizado junto ao Ministério da Educação (MEC). Ele disse que a mudança para universidade traria benefícios inestimáveis às regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro, sobretudo "na ampliação da oferta de cursos e vagas ao estudantes, promovendo uma formação cada vez mais consistente e continuada".

Se concretizado, a nova Universidade Tecnológica oferecerá cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação - incluindo mestrados e doutorados. Bosco destaca que esse é um dos aspectos mais interessantes do projeto, uma vez que criará "interação entre os vários níveis do conhecimento, desde os estudantes dos técnicos, que trabalham diretamente na indústria, no chão da fábrica, até àqueles que se dedicam à pesquisa de novas tecnologias".

Histórico

O Cefet, fundado em 1978, é uma instituição federal vinculada ao MEC, que se dedica ao ensino, à pesquisa e à extensão na área tecnológica e no campo da pesquisa aplicada. Em Minas Gerais, possui oito unidades: Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo e Contagem. Essas unidades oferecem, ao todo, 87 cursos técnicos, 15 cursos de graduação e 7 cursos de mestrado.

Foto: Deputado Bosco e diretor-geral do CEFET/MG Márcio Silva Basílio.

Untitled Document
Mais notícias sobre Educação
Untitled Document