Carousel jquery
  • suelene1
  • javascript slideshow
  • tsuelene4
carousel jquery by WOWSlider.com v9.0
Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 25/02/2012
Vídeo muito engraçado capturado em Tapira
Untitled Document

Nossa reportagem pode flagrar uma cena muito inusitada na Fazenda São Francisco de Assis, na região do Tamboril, município de Tapira-MG.

Em pleno carnaval a natureza deu o ar de sua graça através da relação entre dois pássaros. Um chupim e um tico-tico, aproveitando-se da completa harmonia com que os proprietários da fazenda convivem com o meio-ambiente, protagonizaram cenas muito engraçadas.

O chupim cantava exaustivamente como se implorasse por algo. O tico-tico, por sua vez, atendia ao estranho chamado da ave de outra espécie e o alimentava, como que em uma relação de pai e filho.

Fomos pesquisar e descobrimos através do site www.passaros.com que esta relação entre o chupim e o tico-tico é catalogada há tempos, sendo que nela, o chupim atua como uma ave parasita, ou seja, tem o hábito de não fazer seu próprio ninho, preferindo por seus ovos no ninho de outras aves, para que estas criem seus filhotes. Por isto costuma-se às vezes usar seu nome como um adjetivo. Dá-se o nome de chopim a uma pessoa folgada, que deixa de fazer suas obrigações para que outros o façam.

O tico-tico é muito parasitado e a adaptação vantajosa para o chopim é a postura de seu ovo antes, ou no mesmo dia, daquela do primeiro ovo do hospedeiro. Como o período de incubação do chopim é de 11 ou 12 dias, um a menos do que o do tico-tico, seu filhote, que é bem maior, nasce antes. Desta forma, o filhote do chopim pode eliminar do ninho seus companheiros tico-ticos ou receber mais alimento, tendo maior probabilidade de sobrevivência. Quando abandona o ninho o filhote chopim é alimentado pelos pais adotivos por 15 dias, solicitando alimento no bico através de um chamado característico, abaixando o corpo e tremulando as asas.

O vídeo acima ilustra muito bem este caso. É um clipe engraçado que nos mostra o comportamento de duas espécies distintas e o melhor, de como a natureza quando preservada e respeitada pode nos presentear com espetáculos naturais como este!

Untitled Document
Mais notícias sobre Meio Ambiente
Untitled Document