Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 01/12/2011
Vale patrocina livro sobre Imprensa Rural
Untitled Document

A Vale Fertilizantes é a patrocinadora do livro "A Imprensa Rural no Brasil", da Editora Barleus, por meio da Lei Rouanet. De autoria do jornalista João Castanho Dias, a obra desvenda o jornalismo rural nacional e apresenta 300 imagens, além de 18 capítulos que descrevem o setor desde o século 16.

Primeiro livro do gênero no País, a publicação é o resultado de vinte anos de pesquisas em bibliotecas, livrarias e sebos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e de muitas outras cidades. Uma das principais revelações da obra é o número de jornalistas rurais no Brasil: cerca de 1.200 profissionais, se considerada a soma desde o início da Imprensa Rural.

O livro conta a história dos primeiros jornalistas rurais que eram, na verdade, cronistas brasileiros e portugueses do século 16. O primeiro deles foi o escrivão Pero Vaz de Caminha, cuja famosa carta é considerada pelo autor a primeira reportagem agrícola do País. A obra retrata ainda publicações do século 19, a história da imprensa propriamente dita e as propagandas de revistas voltadas para o setor nos séculos 19 e 20.

João Castanho Dias atua há 30 anos na Imprensa Rural. Já atuou como repórter e editor de revistas especializadas, trabalhou como assessor de imprensa de empresas e entidades ligadas ao agronegócio e já lançou oito livros sobre o assunto. Ao todo, contabiliza cerca de 500 reportagens sobre o tema para mídias nacionais e internacionais.

Untitled Document
Mais notícias sobre Empresas
Untitled Document