Tapira Teen - A Revista Digital de Tapira
Publicado em: 19/10/2011
Vale investe no desenvolvimento de líderes
Untitled Document

A Vale Fertilizantes inicia a primeira ação da Trilha de Gestão e Liderança, modelo de desenvolvimento de líderes da empresa. Direcionado a gerentes de área e supervisores, o Rito de Passagem busca estimular a reflexão sobre o papel do gestor e líder.

O programa tem como foco o conhecimento das características pessoais e seus impactos, além de promover a mudança de mentalidade dos profissionais e o entendimento das competências necessárias para o exercício da liderança.

"Queremos oferecer aos nossos funcionários um programa de desenvolvimento interessante, que possa agregar valor às suas carreiras e somar, também, aos resultados que cada um conquista em seu trabalho. Esperamos que a adesão seja significativa", afirma Cíntia Magno, gerente geral de Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Vale Fertilizantes.

Somente em 2011, a Vale Fertilizantes pretende realizar nove turmas para supervisores e quatro para gerentes de área. São, em média, 30 participantes por grupo. O planejamento do Rito de Passagem contempla a realização da iniciativa em diversas unidades da empresa, com o objetivo de estimular a integração, a troca de experiências e a construção de uma única cultura. Com duração de quatro dias para os gerentes e cinco dias para os supervisores, o programa é ministrado por consultores parceiros, com o gerenciamento da área de Recursos Humanos.

Resultados na prática

Ainda no início, já é possível notar algumas mudanças proporcionadas pelo Rito de Passagem. No Complexo Industrial de Uberaba, o supervisor de Produção de Fosfóricos e Terminal de Rochas, Vilmar Nunes, já colocou em prática as lições aprendidas durante os cinco dias de treinamento.

"Depois de participar da iniciativa, tenho uma visão mais estratégica do negócio como um todo e, também, mais motivação para aprimorar não só o meu trabalho, como o de toda equipe", explica Nunes. O profissional afirma, ainda, que o programa é fundamental para preparar os funcionários que são promovidos a cargos de supervisão. "É uma excelente forma de mostrar aos supervisores suas atribuições e, com isso, torná-los melhores líderes", garante.

O gerente de Produção de Ácido Fosfórico da unidade, Juliano Godoy Rezende, a quem Vilmar se reporta, concorda com as impressões do supervisor. "Após participar do Rito de Passagem, foi possível notar um crescente envolvimento do Nunes nas tomadas de decisões. Além disso, hoje ele tem uma visão sistêmica do negócio, o que permite uma atuação mais estratégica, focada nos objetivos da Vale Fertilizantes", afirma Rezende.

Para o supervisor, que está no cargo há três anos, o Rito de Passagem é uma excelente oportunidade para aprimorar seu trabalho. "Estou colocando em prática tudo o que aprendi e, na medida do possível, compartilhando com a equipe informações que podem contribuir para a conquista dos resultados", completa Vilmar Nunes.

Untitled Document
Mais notícias sobre Empresas
Untitled Document